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A Pássaro Marron é uma das mais bem sucedidas prestadoras de serviço de transporte municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros e cargas do Brasil. Foi fundada em 1935 com o objetivo de ligar a cidade de São Paulo a Mogi das Cruzes, Guararema, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté e Aparecida. Com o crescimento natural das cidades e o desenvolvimento do país, a empresa viu também aumentar sua frota e área de abrangência, incluindo a cidade do Rio de Janeiro. Assim, foi a primeira empresa de ônibus a realizar, em 1939, a ligação por ônibus entre São Paulo e Rio de Janeiro, com horários regulares e cujo trajeto era feito pela antiga estrada Rio -São Paulo, em terra.

Vale lembrar que, no início, a empresa se chamava Pássaro Azul, mas mudou de nome porque o azul dos veículos vivia coberto de poeira das estradas de terra. Em 1950, quando a Via Dutra foi inaugurada com novo trajeto e totalmente pavimentada, a Pássaro Marron deu um salto em seus serviços. Porém, a grande arrancada no desenvolvimento e modernização ainda estava por vir.

Em 1977 a Pássaro Marron e outras empresas de transporte passam a ser administradas pelo Grupo Soares Penido ficando sob a sua gestão até 2011.

A mudança de direção significou uma nova era para a Pássaro Marron. Logo nos primeiros anos, a frota, composta por 312 ônibus com idade média de 16 anos, passou por imediata modernização, com implantação de manutenção informatizada.

Garagens e oficinas foram construídas e equipadas com modernos sistemas de comunicação para facilitar o atendimento. Também foram criadas novas linhas para ligar São Paulo (Capital) a todas as cidades do Vale do Paraíba e várias do sul de Minas Gerais.

Hoje sob nova administração, a Pássaro Marron atende a mais de 50 municípios, transportando cerca de 20 milhões de passageiros por ano, em 455 ônibus mais modernos e confortáveis.

Novas pinturas, internet a bordo, veículos equipados com GPS, são algumas das inovações implantadas pela nova administração.

Satisfação do cliente


O volume crescente de clientes se dá pelos altos índices de satisfação com os serviços da empresa, atestados em pesquisa recente por empresa especializada:

87%

Estão satisfeitos com o atendimento no ato da passagem

95%

Consideram o modo de guiar do motorista ótimo

90%

Aprovam os locais de Embarque

80%

Classificam os ônibus como confortáveis

82%

Consideram o tempo de viagem excelente

89%

Atribuem nota média acima de 7 para a Pássaro Marron

81%

Consideram a empresa pontual no embarque