Ilhabela

Os cenários paradisíacos de um dos únicos municípios-arquipélagos marinhos brasileiros estão localizados no Litoral Norte do Estado de São Paulo. Esta é a Ilhabela, conhecida também, nacional e internacionalmente, como a “Capital da Vela”.

Banhada pelo oceano atlântico, a ilha está localizada a 135 quilômetros da capital e a 140 quilômetros da divisa com o Estado do Rio de Janeiro. Tem uma extensão de 36 quilômetros de praias e conta com mais de 360 cachoeiras (mas somente 30 delas podem ser aproveitadas por banhistas).

Como “Capital da Vela”, Ilhabela é sede de um dos principais cenários de competições do esporte. Os melhores pontos mudam de acordo com o regime dos ventos, mas normalmente são as praias do Perequê, Siriúba, Armação e Ponta das Canas. Com o vento sul, toda a região do canal torna-se propícia.

O calendário das regatas estende-se por todo o ano, o que reforça sua importância mundial em esportes e eventos náuticos. Em julho, acontece a tradicional “Semana Internacional de Vela de Ilhabela”, que reúne veleiros e monotipos de várias partes do mundo.

A ilha também é procurada por turismo o ano todo. Por conta da Copa do Mundo de 2014, Ilhabela foi destacada como uma das 65 cidades indutoras de turismo do país. A cidade é rica em atributos, com diversos roteiros que vão desde passeios em família até trilhas e desafios para os mais aventureiros e praticantes de esportes ao ar livre.


Sugestões de passeios por Ilhabela

 Escuna
Existem diversos programas e passeios sugeridos, destacando os de ecoturismo, turismo náutico, de aventura, gastronômico e até histórico-cultural. Para apreciar a ilha pelo mar e vislumbrar diversas praias da orla, as escunas são uma excelente opção. Com paradas pré-programadas, os destinos são as belíssimas praias. As saídas geralmente acontecem pela manhã e os passeios podem durar até 8 horas.

Lancha
Com visual paradisíaco, as praias do Bonete e dos Castelhanos têm acesso por terra ou mar. O passeio de lancha para essas praias é sempre bastante procurado. O traslado dura entre 1 hora e 1h30, privilegiando o visual e o contato com as comunidades tradicionais caiçaras.

É com a lancha que também é possível percorrer o lado mais isolado de Ilhabela, a costa leste, sendo uma ótima oportunidade para conhecer lugares de difícil acesso. O embarque é feito pela manhã, no píer do Perequê ou da Vila e o retorno é previsto para o final da tarde.

Jipe
Ir de jipe à praia dos Castelhanos, a maior e mais bonita praia da ilha, é uma boa pedida para quem gosta de aventura. Com 1,5 quilômetros de extensão, a praia é um paraíso escondido no outro lado da ilha. Nela vivem seis comunidades tradicionais caiçaras.

Caiaque e Stand Up
Uma opção divertida é um passeio de caiaque ou stand up. Você pode optar por ir sozinho ou remar com mais uma pessoa. Vale muito a pena para quem gosta de relaxar e se exercitar ao mesmo tempo.

Cavalos
Passear a cavalo definitivamente não é coisa só do interior. Em Ilhabela você pode fazer um belo passeio acompanhado por profissionais qualificados. Mas não se esqueça de usar calça jeans, tênis, boné e muito repelente de mosquitos, pois os passeios a cavalo te levam para trilhas em meio a Mata Atlântica.

Mergulho
E para os mais aventureiros ou curiosos, o mergulho também pode ser uma ótima opção de passeio. Além de cuidar da saúde, você pode fazer novos amigos e ainda entrar em contato com a natureza exuberante do oceano atlântico.

Fontes: Wikipedia; Ilhabela.com.br; e litoralbrasileiro.com.br

Horários: Para visualizar nossos horários, faça uma busca em uma das opções de compra abaixo.

apoio desktop mobile

  • Onde comprar: Em uma de nossas 40 bilheterias localizadas em: São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral Norte ou via website.