DÚVIDAS FREQUENTES

Quem mora ou está visitando o Brasil e pretende viajar de ônibus para alguma das cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte pela Pássaro Marron e Litorânea, deve ficar atento às seguintes orientações. Veja!

  • PARA COMPRAR A SUA PASSAGEM:

Para comprar a sua passagem e viajar pela Pássaro Marron e/ou Litorânea, você pode ir à uma de nossas agências (veja os locais em Bilheterias), em nossas salas de autoatendimento ou acessar os sites www.passaromarron.com.br / www.litoranea.com.br e para fazer a sua compra com maior comodidade.

  • COMO PAGAR:

Nas agências: Se comprar sua passagem em uma de nossas agências, o pagamento deverá ser feito somente em dinheiro. É importante que você saiba que não aceitamos cheques, cartão de débito ou crédito nas agências.

Nas salas de autoatendimento ou totens: o pagamento poderá ser feito com a utilização de cartões de crédito e débito (nas salas de autoatendimento não aceitamos pagamento com cheque ou dinheiro).

Pela internet: Se você comprar a sua passagem pelo site, o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou débito  (não há possibilidade de aceitar dinheiro ou cheque nas vendas pela internet).

Pelo site, sua compra pode ser dividida em até 3 (três) vezes no cartão de crédito; no cartão de débito, o pagamento deverá ser à vista, ou seja, não poderá ser parcelado.

Fique atento!

  1. Se a compra for realizada  pelo site, será cobrada uma taxa de conveniência no valor de R$5,00 e este valor não será devolvido no caso de cancelamento da compra.
  2. Ao terminar sua compra pela internet, você receberá uma mensagem SMS em seu celular, com um código localizador. Com este número, vá até um de nossos totens, localizados nas salas de autoatendimento ou nas dependências do Terminal Rodoviário, quando houver, ou diretamente no guichê de cada agência e imprima a sua passagem.
  3. Para acessar o serviço de compra de passagens pela internet, acesse os sites: www.passaromarron.com.br ou www.litoranea.com.br
  • PARA CANCELAR A SUA COMPRA: 

Se por algum motivo você desejar cancelar a compra de sua passagem feita pela internet, este pedido de cancelamento deve ser feito somente por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), por meio do número 0800 285 30 47 ou (11) 3775 3850.

O estorno do valor será creditado em seu cartão de crédito em até 60 (sessenta) dias, observadas as normas e regulamentos de seu cartão de crédito.

Colocar número de atendimento ao deficiente

Pronto! Agora que você comprou sua passagem você deve se atentar ao seguinte:

  • NO MOMENTO DO EMBARQUE: 

Agora que você já comprou a sua passagem, precisa saber que, para embarcar no ônibus com toda a segurança, algumas regras devem ser seguidas. São elas:

  1. Observe que na passagem tem a indicação do número da plataforma em que ônibus irá estacionar. Vá até essa plataforma e aguarde seu ônibus, que terá a indicação da cidade de destino no letreiro digital ou placa indicativa no para-brisa do carro;
  2. Em caso de dúvidas, sempre pergunte ao motorista o destino e horário do ônibus, para evitar o embarque em veículo errado.
  3. Se precisar levar sua bagagem no bagageiro, antes de embarcar entregue-a ao auxiliar de plataforma (funcionário responsável pelo despacho da bagagem), que identificará o volume e lhe dará um ticket de identificação

Atenção!

Guarde bem o seu ticket pois, somente com ele será possível a retirada de sua bagagem.

  1. Tenha em mãos o passaporte original e/ou documento de identificação oficial, original, com foto (para estrangeiros, o documento oficial no país é o passaporte ou RNE, em se tratando de estrangeiro naturalizado.). Este documento, deverá ser apresentado por você, ao motorista, antes de entrar no ônibus e juntamente com a passagem, que deverá estar preenchida com o seu nome e número do documento de identificação.
  2. Quando entrar no ônibus, procure pelo seu assento, que também terá o número de identificação em sua passagem.
  • NO MOMENTO DO DESEMBARQUE:

Chegando em seu destino, ao descer do ônibus, lembre-se de pegar seus pertences e sua bagagem acondicionada no bagageiro, mostrando ao funcionário da empresa (auxiliar de plataforma) o ticket de identificação de volume.

A bagagem de mão é de responsabilidade exclusiva do passageiro e a empresa não se responsabiliza por objetos deixados e/ou esquecidos no interior do ônibus. A responsabilidade da empresa está restrita à bagagem identificada e embarcada no bagageiro do veículo.

Atenção!

Veja se sua bagagem está nas mesmas condições nas quais entregou ao funcionário no início da sua viagem e, identificando algum problema, informe o problema imediatamente à um funcionário da empresa Pássaro Marron e Litorânea.

Você ainda precisa saber que… 

O transporte de animais é permitido, apenas, nas linhas fiscalizadas pela ARTESP, com a observância das existências abaixo.

ATENÇÃO!!! Não transportamos animais de estimação em linhas rodoviárias e/ou seletivas da EMTU ou ANTT, sendo permitido, apenas, o embarque de CÃES-GUIA.

Transporte de animais

O transporte de animais em serviços rodoviários é uma situação muito especial. Observe as orientações abaixo:

  1. O animal deve estar  em dia com a vacinação, conforme caderneta própria.
  2. O proprietário do animal deve obter de um veterinário um laudo ou atestado de sanidade.
  3. O proprietário do animal deve procurar a Delegacia Federal da Agricultura (ou outra representação do Ministério da Agricultura em sua cidade) levando a caderneta de vacinação e o documentação expedido pelo veterinário para a  expedição da Guia de Trânsito de Animal (GTA). Há taxa a pagar.
  4. O animal não pode ser transportado de moda a, eventualmente, causar desconforto ou transtorno a outros usuários. Sugere-se que viaje dentro de embalagem padrão medindo 20cm de largura, 25cm de altura e 40 cm de comprimento.
  5. A Guia de Trânsito Animal (GTA) tem validade apenas em um sentido da viagem, ou seja, não vale para a volta. Para o retorno, deverão ser observados os mesmos procedimentos.
  6. Consulte sempre a empresa de ônibus pela qual pretende viajar para entender melhor as normas internas adotadas pela mesma.

Fonte: www.socicam.com.br

Para informações mais detalhadas sobre o transporte de animais, consulte a Portaria nº16 de 23/03/2011 da ARTESP (www.artesp.sp.gov.br).

  • Para o embarque de crianças com menos de 5 (cinco) anos de idade e do adolescente você precisa saber que:
  • Independentemente da idade, a apresentação de documento de identificação oficial, em sua via original e com foto, é obrigatória. Para estrangeiros, o documento oficial no país é o passaporte ou RNE, em se tratando de estrangeiro naturalizado.
  • Até os 05 anos de idade, o transporte é gratuito, desde que a criança não ocupe assento no ônibus (deverá viajar no colo do pai ou responsável).
  • Os pais que desejarem viajar com crianças menores de 12 anos deverão apresentar certidão de nascimento, R.G. ou passaporte do filho, no momento do embarque. O mesmo procedimento se dá para avós, tios (diretos) e irmãos maiores de 18 anos, sendo que, neste caso, o documento de identidade do adulto acompanhante também deve ser apresentado, para que se comprove a filiação e/ou parentesco.
  • As crianças menores de 12 anos que não viajarem acompanhadas dos pais ou responsáveis acima citados (parentes até terceiro grau) deverão portar autorização do juizado de menores, desde que não se trate de comarca contígua ou mesma Região Metropolitana e desde que se trate de viagem entre cidades da mesma unidade da Federação.
  • Adolescentes (maiores de 12 anos e menores de 18 anos) poderão viajar desacompanhados, desde que apresentem documento oficial, em sua via original, com foto. Não será aceita certidão de nascimento.
  • Sobre o peso da sua bagagem transportada, você precisa saber que:

O preço da passagem abrange, a título de franquia, o transporte obrigatório e gratuito de volumes no bagageiro e no porta-embrulhos, observados os seguintes limites máximos de peso e dimensão:

  1. No bagageiro, 30kg de peso total e volume máximo de 300 dm3 (0,3m3), limitada a maior dimensão do volume a um metro.
  2. No porta-embrulhos, 5 kg de peso total com dimensões que se adaptem ao porta-embrulhos, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança do cliente.  Excedida a franquia acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagens. Consulte a empresa de ônibus com a qual irá viajar para certificar-se dos limites estabelecidos.
  3. É vedado o transporte de materiais considerados perigosos, como por exemplo explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos, etc.

Fonte: www.socicam.com.br

Fique atento!

Em caso de extravio de bagagem, procure um funcionário da empresa Pássaro Marron e/ou Litorânea diretamente na Agência localizada no Terminal Rodoviário, imediatamente após o seu desembarque e constatado o extravio, relatando todo o ocorrido.

Feito este procedimento, entre em contato com SAC pelo nº 0800 285 03047/(11) 3775-3850, para registrar a ocorrência e obter o número de protocolo de atendimento.

Com todas essas dicas e orientações, esperamos que faça uma boa viagem, mas em caso de dúvidas ou até mesmo registrar alguma ocorrência, entre em contato com o SAC pelo telefone ou acesso nossos sites www.passaromarron.com.br  e/ou www.litorânea.com.br .

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