A passagem será vendida pelo Portal de Passagens e será cobrada taxa administrativa.

Perguntas frequentes

Se você está visitando o Brasil fique atento às seguintes regras para viajar com a Pássaro Marron.

Você pode adquirir as passagens da Pássaro Marron através dos nossos canais de vendas e pontos de atendimento:

  • APP Pássaro Marron – Baixe nosso APP, adquira sua passagem e embarque direto no ônibus por QRcode*.
  • Site – Aproveite Clique em Origem e Destino, escolha sua data, consulte e escolha o horário , adquira sua passagem e embarque direto no ônibus por QRcode* . (Para as linhas da EMTU é necessário imprimir a passagem).
  • Bilheterias e Totens de Autoatendimento (quando houver)– Você pode adquirir sua passagem pessoalmente em uma de nossas agências. Consulte a mais próxima de você, clicando no menu Bilheterias.

Dicas:

  • Ao comprar sua passagem o horário da viagem deve ser programado levando em consideração o compromisso no destino, especialmente em caso de conexão com outro meio de transporte (Aeroporto de Guarulhos, Terminais Rodoviários, Porto de Santos, etc). Os ônibus iniciarão sua viagem, partindo dos Terminais Rodoviários, dentro do horário programado, porém a Pássaro Marron não se responsabiliza por atrasos na viagem, em decorrência de obras nas rodovias, chuvas fortes, trânsito intenso (fato provável na alta temporada), acidentes, quedas de barreira ou outras situações que ocorrem nas rodovias.
  • Confira sempre os dados de sua compra para evitar transtornos na hora do embarque
  • Site – Com cartão de débito ou crédito (parcelamento em até 3 vezes). Será cobrada uma taxa de conveniência.
  • APP – Com cartão de débito ou crédito (parcelamento em até 3 vezes) sem cobrança de taxa de conveniência.
  • Totens de Autoatendimento – Com cartão de débito ou crédito (parcela única).
  • Bilheteria: Em dinheiro,  cartão de débito ou crédito (somente a vista).

Importante:

  • Regras de parcelamento: Até R$ 50,00 à vista / De R$50,00 a R$100,00 em 2 parcelas / Acima de R$ 100,00 em 3 parcelas.
  • Nas compras via site ou APP, você receberá um Cartão de Embarque com o QRcode para embarque direto no ônibus.
  • Para as linhas da EMTU é necessário imprimir a passagem.

Os cancelamentos, remarcação e transferência de passagem são permitidos, desde que realizados da seguinte forma:

Prazo: (i) em até 3 (três) horas antes do embarque para as passagens interestaduais (ANTT) (art. 740 do Código Civil e Resolução 4.282/2014 da ANTT); (ii) em até 30 minutos antes do embarque para as passagens intermunicipais (ARTESP) e Decreto Estadual 61.635/2015, as quais permitem cancelamentos/alterações desde que realizados 1 (uma) hora antes do embarque intermunicipale (iii) a qualquer tempo desde que dentro do período de 1 ano a contar da compra da passagem (primeira marcação) para as passagens metropolitanas EMTU.

Local: (i) se o passageiro comprou a passagem na agência ou o totem, o cancelamento, remarcação e transferência só poderão ser realizados na bilheteria de uma das agências da Pássaro Marron; (ii) no entanto, se o passageiro fez apenas uma reserva pelo site ou pelo aplicativo, cancelamento, remarcação e transferência podem ser realizados no próprio site ou no aplicativo ou, ainda, por meio de contato com o SAC 0800 285 30 47 ou (11) 3775 3850 (as pessoas com deficiência auditiva e de fala devem ligar para 0800 888 2122).

Multa: sempre haverá retenção de 5% (cinco por cento) sobre o valor da tarifa a título de comissão de venda e multa compensatória.

O passageiro perderá seu direito de cancelamento, remarcação ou transferência das passagens ARTESP/ANTT caso não adote providências dentro dos prazos previstos e no local previsto, ou caso simplesmente, não compareça no embarque.

A validade do bilhete de passagem é de 1 (um) ano da data da primeira emissão. A última viagem remarcada precisa ser dentro deste período.

Enquanto vigorar as regras provisórias do Comunicado Externo DPL-8, de 24-11-2020, que regula o período de pandemia do Covid-19, as passagens das linhas ARTESP terão validade de 01 (um) ano a partir da data de sua emissão, conforme segue: Remarcação: O cliente poderá remarcar sua passagem sem qualquer custo Cancelamentos/Devolução: Caso o cliente queira cancelar a viagem, haverá a cobrança de 5% sobre o valor da tarifa pela comissão de venda de passagem Em caso de dúvida acesse o site www.passaromarron.com.br ou entre em contato com a Central de Relacionamento com Cliente no 0800 285 3047.

O nome do cliente deverá constar obrigatoriamente no bilhete de passagem.

A passagem é nominal, portanto, somente o cliente que constar identificado na passagem poderá viajar

Gratuidade: Crianças – nas linhas da ANTT, ARTESP e EMTU, de até 06 (seis) anos incompletos serão transportados no colo e observadas às disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores, mas deverá ser comunicado no ato da compra da passagem para que seja emitido um bilhete de embarque para a devida identificação da criança. Este bilhete não terá custo.

No momento do embarque é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:

  • O bilhete de passagem impresso ou em caso de compra via app ou site, o Qrcode impresso ou na tela do celular.
  • A taxa de embarque (se vendida separadamente).
  • Cartão passe fácil em caso de linhas da EMTU.
  • Apresentação de documento de identificação oficial, em sua via original e com foto – RG, Passaporte, CTPS, CNH, Carteira de Identificação Profissional, Carteira de Identificação emitida pelo Ministério da Defesa, Marinha, Aeronáutica e Exército e RIC; para estrangeiros: passaporte ou RNE. É possível a apresentação de cópias autenticadas ou Documentos Digitais (CNH e RG). No caso de furto, roubo ou extravio do documento, pode ser apresentado boletim de ocorrência elaborado em até 30 dias antes da data de embarque.

Antes de embarcar, a passagem deve estar preenchida com o nome e número do documento do cliente que viajará.

Dentro do ônibus ocupar o assento marcado em sua passagem.

Se precisar levar algo no bagageiro, entregar para o auxiliar de plataforma na hora do embarque, que identificará sua bagagem e lhe dará uma via desta identificação (Guarde-a bem pois precisará dela para retirar sua bagagem).
Ao desembarcar. Lembre-se de pegar seus pertences e sua bagagem com o auxiliar de plataforma, apresentando a sua via de identificação. (Caso a mesma não seja apresentada, a bagagem não será devolvida).
Não nos responsabilizamos por objetos esquecidos no interior do veículo. Leve seus objetos consigo.
Nas viagens ARTESP é obrigatório o preenchimento da Ficha de Identificação do Passageiro (Portaria da ARTESP nº 9, de 09.04.12).

Importante

Antes de ir ao terminal, o cliente deve verificar se está de posse do bilhete de passagem (QRCode em caso de compra por aplicativo e no site) e do documento de identificação oficial com foto (vide outros casos específicos – menores, portadores de gratuidades, transporte de animais ou objetos).
Local de embarque: o bilhete tem a indicação do Terminal Rodoviário e do número da plataforma em que o ônibus irá estacionar. O cliente deve confirmar a cidade de destino no letreiro digital do ônibus ou placa no pára-brisa do carro. Em caso de dúvida, perguntar ao motorista.

É preferível que o embarque ocorra nos Terminais Rodoviários. Caso haja opção de embarque na estrada, o cliente deve verificar os pontos oficiais no site, chegar no local e horários indicados e sinalizar ao motorista, quando ele passar pelo trecho.

É possível a utilização de ônibus de empresas parceiras, os quais estarão identificados com uma placa “A Serviço da Pássaro Marron”.

Horário do embarque: é recomendável chegar com antecedência de 1 hora ao terminal rodoviário. Caso haja opção de embarque na estrada, o cliente deve estar no local de embarque no horário previsto, entretanto, deve estar ciente de que há possibilidade de atraso.

Não será permitido o transporte de clientes em pé, seja no corredor do veículo ou nos degraus.

O passageiro deve observar as obrigações dos serviços de transporte (art. 7º Resolução ANTT nº 1383/2006 e Decreto Estadual e art. 25 do Decreto 61.635/2016 ARTESP/EMTU), não devendo embarcar em estado de embriaguez, com moléstia contagiosa, em trajes manifestamente impróprios; não devendo portar arma de fogo (salvo autoridades legalmente habilitadas) ou embarcar produtos perigosos (como fogos de artifício e outros inflamáveis) ou embarcar animais silvestres ou domésticos que não estejam acondicionados, vacinados e com os documentos exigidos ou objetos com dimensões ou embarcar objetos de acondicionamento incompatíveis (bicicletas, pranchas de surf, televisores, equipamentos eletronicos); ter comportamento indecoroso ou agressivo ou insistir em uso de aparelho sonoro, mesmo depois de advertido pela tripulação do veículo ou fizer uso de cigarro ou substâncias entorpecentes.

O passageiro está assegurado em seus direitos enquanto usuário do serviço de transporte (Anexo 1 da Resolução ANTT nº 4282/2006 e Decreto Estadual e art. 25 do Decreto 61.635/2016 ARTESP/EMTU), devendo ser transportado com pontualidade, segurança, higiene e conforto; ter franquia de bagagem em peso e dimensões compatíveis; receber ticket de bagagem e ser indenizado por extravio; receber a diferença caso haja alteração do serviço; receber alimentação e pousada em caso interrupção/retardamento da viagem após 3 (três) horas por motivo de responsabilidade da transportadora (defeito); receber assistência em caso de acidente; ser ressarcida por atraso no embarque superior a 1 (uma) hora; ter assegurado prazo de 3 (três) horas para retomada em caso de viagem interrompida; remarcar, transferir e cancelar o bilhete adquirido, desde que 3 horas antes do momento do embarque, devendo observar ainda o prazo de um 1 (ano) de validade do bilhete e a possibilidade de cobrança de até 20% (vinte por cento) para remarcação e 5% (cinco por cento) para cancelamento; ter Seguro em viagens ANTT; não ser obrigado a adquirir seguro facultativo complementar de viagem.

ANTT

Nas linhas interestaduais a empresa não permite o transporte de animais

ARTESP

Nas linhas intermunicipais é permitido o transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte (até 08 quilos).
O proprietário deverá comprar a passagem para acomodar o pet ao seu lado.
Necessário apresentar atestado sanitário emitido por médico veterinário de 01 até 30 dias antes da viagem, atestando boas condições de saúde do animal e carteira de vacinação atualizada comprovando imunização antirrábica.
O animal deve estar acondicionado em contêiner de fibra de vidro com tamanho máximo de 41x36x33 próprio para o transporte de animais e este deve ser de material resistente livre de saliências, a prova de vazamentos e com espaço suficiente para o animal, não contendo água, alimentos ou dejetos que possam causar qualquer tipo de incômodo aos demais passageiros
Aves e animais silvestres – somente com autorização do IBAMA e em recipiente próprio.

EMTU

Permitido o transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte 10 quilos, devidamente acondicionado em contêiner próprio para o transporte de animais
Não será permitido o transporte no horário de pico sendo, das 06:00 as 10:00h e das 16:00 as 19:00h, salvo comprovação de que o animal irá realizar procedimento cirúrgico.
Não é obrigatório o pagamento do assento, porém o animal deverá ser transportado no colo ou no chão(Lei Estadual 16.930/2019).

CÃO GUIA

É permitido o transporte de cão guia em todas linhas sem a necessidade de compra de passagem.
Deve ser apresentado a carteira de vacinas, indicando expressamente a vacina anti-rábica e o registro ou placa de escola de cão-guia (Decreto nº 5.904/06).

Importante

  • Cada veículo pode transportar até 2 animais por viagem.
  • Aves e animais silvestres – somente com autorização do IBAMA.
  • Não serão transportados animais ferozes, peçonhentos e com problemas de saúde, que possam comprometer a segurança do veículo, de seus clientes ou de terceiros.
  • Não é permitido o transporte no bagageiro, pois este compartimento não possui ventilação e local que ofereça a segurança adequada.
  • Em nenhuma hipótese o pet poderá ser retirado do container durante a viagem. Recomendável que nos pontos de parada seja realizada a higienização do recipiente e verificado as necessidades do animal.
  • Se o proprietário do animal, achar conveniente sedá-lo, a decisão deve ser tomada entre ele e o veterinário de sua confiança. A empresa não obriga a sedação do mesmo

Sobre Bagagem(Decreto Federal n.º 2521, de 20 de março de 1998, Resolução ANTT 1432, de 26 de abril de 2006 e Decreto Estadual nº 29.913/1989).Conceito de Bagagem: É o conjunto de objetos de uso pessoal do passageiro, devidamente acondicionado, transportado no bagageiro do veículo.

Em caso de envio de encomendas,  veja possibilidade de utilizar os serviços da TEX Encomendas: www.texencomendas.com.br

  • Se acontecer alguma irregularidade ou bagagem extraviada, a quem devo recorrer?
    Procure o guichê da empresa e fale com o responsável de plantão no momento do desembarque.
  • O que posso transportar no ônibus?
    Vide Conceito de Bagagem
    No bagageiro você pode transportar gratuitamente, bagagem até 30 kgs. Os volumes pequenos e de fácil acomodação (até 5ks), podem ser levados consigo dentro do ônibus. Excedida a franquia acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagens. Consulte a empresa de ônibus com a qual irá viajar para certificar-se dos limites estabelecidos.
  • O que não posso transportar no ônibus?
    Não é permitido produtos considerados perigosos, indicados na legislação específica, e também daqueles que, por sua forma ou natureza, comprometam a segurança do ônibus, seus ocupantes ou terceiros. Produtos inflamáveis ou corrosivos,   eletrodomésticos, eletroeletrônicos, monitores em geral, motocicletas ou veículos motorizados de pequeno porte ou à bateria, computadores de modo geral, arma branca ou produtos que podem comprometer a integridade da bagagem dos demais clientes.
  • Para verificar a legislação vigente clique no link abaixo.
    Site da ARTESP  – www.artesp.sp.gov.br
    Sites da ANTT –  www.antt.gov.br
    Site da EMTU –  www.emtu.sp.gov.br

Art. 7º Resolução nº 1383, de 29 de março de 2006.
I- Não se identificar quando exigido;
II- Em estado de embriaguez;
III- Portar arma, sem autorização da autoridade competente;
IV- Transportar ou pretender embarcar produtos considerados perigosos pela legislação específica;
V- Transportar ou pretender embarcar consigo animais domésticos ou silvestres, sem o devido acondicionamento ou em desacordo com disposições legais ou regulamentares;
VI- Pretender embarcar objeto de dimensões e acondicionamento incompatíveis com o porta-embrulhos;
VII- Comprometer a segurança, o conforto ou a tranquilidade dos demais passageiros;
VIII- Fizer uso de aparelho sonoro, depois de advertido pela tripulação do ônibus;
IX- Demonstrar incontinência no comportamento;
X- Recusar-se ao pagamento da tarifa;
XI- Fazer uso de produtos fumígenos no interior do ônibus, em desacordo com a legislação pertinente.

CARTÃO PASSE FÁCIL COMUM – É o cartão utilizado para embarque  nas Linhas Rodoviários Seletivas da EMTU do Vale Paraíba e Litoral Norte.

ONDE ADQUIRIR –  Em qualquer agência do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o cartão pode ser feito mediante apresentação do RG e CPF.

CUSTO DO CARTÃO –  A primeira via é gratuita, a partir da segunda existe a cobrança referente a emissão da segunda via.

COMPRA DE CRÉDITOS –  Após adquirir o cartão, o cliente poderá comprar os créditos, diretamente nos guichês, no valor de 01 (uma) tarifa do trecho desejado ou mais.

UTILIZAÇÃO – Ao embarcar no ônibus apresentará o cartão na antena, passará pela catraca e realizará a viagem. Ao término da viagem o cliente apresentará o cartão no validador novamente, o sistema efetuará a cobrança relativa ao trecho utilizado e liberará a catraca.

BLOQUEIO DO CARTÃO –  Em caso de perda, ir numa das agências da Pássaro Marron solicitar o bloqueio e confeccionar novo cartão mediante pagamento da taxa de emissão de segunda via. O reembolso acontecerá em 48 horas  diretamente nos ônibus via recarga embarcada.

EMBARQUE COM O CARTÃO  NOS TERMINAIS RODOVIÁRIOS–  Nos terminais rodoviários  para poder embarcar nos ônibus com o cartão passe fácil comum, mesmo que possua crédito no cartão, deve ser adquirida a taxa de embarque (que é uma cobrança da administradora do terminal) e reservado a poltrona.

EMBARQUE COM O CARTÃO FORA DO TERMINAL – Desde que o cartão possua crédito o embarque pode ser feito na estrada normalmente

COMPRA PELO SITE –  No site a compra para as linhas seletivas da EMTU, pode ser efetuada através de pagamento com cartão de crédito ou débito, e é necessário a retirada da passagem, direto nos totens ou nos guichês das agências

COMPRA  NOS TOTENS DE AUTOATENDIMENTO – Nos totens a compra para as linhas seletivas da EMTU,  pode ser efetuada através de pagamento com cartão de crédito ou débito

VALE TRANSPORTE –  O vale transporte é adquirido diretamente pela empresa em nosso site www.passaromarron.com.br . A Pássaro Marron efetuará o cadastro da empresa e dos funcionários. Se os funcionários possuírem cartão, o próprio sistema informará a empresa, em caso de não possuir o cartão, a empresa cadastrará o funcionário, que poderá retirar seu cartão em qualquer agência do Vale do Paraíba e Litoral Norte, mediante apresentação do RG e CPF.
O crédito no cartão acontecerá diretamente no validador do ônibus até 48 horas após o pagamento efetuado pela empresa

EMBARQUE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO OU AUTORIZAÇÃO PARA MENORES DE 16 ANOS NO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL (ARTESP) E INTERESTADUAL (ANTT)
As regras de autorização de embarque de menores não são uma escolha da transportadora, decorrem de leis emitidas pelo poder público e podem ser alteradas a qualquer momento, independentemente de comunicação prévia aos passageiros. Para confirmação antes do embarque, ligue para o CRC 0800 285 30 47 ou (11) 3775 3850 (as pessoas com deficiência auditiva e de fala devem ligar para 0800 888 2122). As informações abaixo têm conteúdo informativo.

No transporte intermunicipal (ARTESP) e interestadual (ANTT), os menores de 16 anos apenas poderão viajar:

  • Se acompanhados de um dos pais ou responsável (devidamente comprovado);
  • Se desacompanhado (sozinho) ou acompanhado por um terceiro devem apresentar os seguintes documentos:
    • Autorização escrita devidamente assinada, com reconhecimento de autenticidade (firma) em cartório, emitida por um dos pais ou responsável legal, autorizando a viagem, na qual deverá conter origem e destino da viagem, a data de validade da autorização, os dados pessoais do menor, dos pais ou responsáveis e da pessoa com quem o menor viajará, se for o caso;
    • Autorização Eletrônica de Viagem.
  • Por fim, o menor de 16 anos pode, ainda, viajar com parentes maiores de 18 anos, até terceiro grau (irmão, tio ou avô), que deverão além do documento oficial com foto (RG) será necessária a apresentação dos documentos que comprovem grau de parentesco do acompanhante – certidões de nascimento.
  • Os pais, acompanhantes, terceiros e menores devem apresentar documento de identificação oficial, em sua via original e com foto – RG, Passaporte, CTPS, CNH, Carteira de Identificação Profissional, Carteira de Identificação emitida pelo Ministério da Defesa, Marinha, Aeronáutica e Exército
  • e RIC; para estrangeiros: passaporte ou RNE. É possível a apresentação de cópias autenticadas ou arquivos digitais autorizados (CNH e RG Digital) No caso de furto, roubo ou extravio do documento, pode ser apresentado boletim de ocorrência elaborado em até 30 dias antes da data de embarque.
  • Menores de 12 anos poderão ser identificados com Certidão de Nascimento, e em caso de viagem com os pais ou irmãos também pode ser apresentado o documento oficial com foto (RG).
  • No transporte metropolitano (EMTU) não há proibição de transporte de menor desacompanhado. Entretanto, o menor deverá apresentar documento oficial com foto

Nas viagens intermunicipais (ARTESP, Portaria 09/2014), no momento da compra da passagem, o cliente poderá optar pelo pagamento de seguro facultativo.
Nas viagens interestaduais (ANTT), de acordo com s artigos 20, inciso XV, e 29, inciso XX, do Decreto nº 2521/1998 e no Título III da Resolução ANTT nº 19, de 23 de maio de 2002, há o seguro obrigatório, não sendo permitida a venda de seguro facultativo.
Nas viagens metropolitanas (EMTU), não há seguro facultativo.

Mais informações entre em contato com o nosso serviço de atendimento CRC: 0800 285 3047

Enquanto vigorar as regras provisórias do Comunicado Externo DPL-8, de 24-11-2020, que regula o período de pandemia do Covid-19, as passagens das linhas ARTESP terão validade de 01 (um) ano a partir da data de sua emissão, conforme segue:

Remarcação

O cliente poderá remarcar sua passagem sem qualquer custo

Cancelamentos/Devolução

Caso o cliente queira cancelar a viagem, haverá a cobrança de 5% sobre o valor da tarifa pela comissão de venda de passagem.

Em caso de dúvida entre em contato com a Central de Relacionamento com Cliente no 0800 285 3047.

ANTT

  • Compras no Totens – Bilheterias e APP: Compareça pessoalmente a uma de nossas bilheterias e solicite a troca de horário e data. Os bilhetes possuem validade de 01 ano da emissão da passagem e a troca pode ser efetuada sem cobrança de multa até 03 horas antes do horário da viagem. Com menos de 03 horas de antecedência e após a data da viagem haverá a cobrança de 20% sobre o valor da tarifa.
  • Compras no Site – Você poderá trocar sua passagem on-line, acessando seu Histórico de compras, em até 3 horas antes do horário da viagem. Caso ultrapasse esse horário, dirija-se a uma de nossas bilheterias e solicite a troca. A troca não poderá ser realizada por telefone.

ARTESP

  • Compras no Totens – Bilheterias e APP: Compareça pessoalmente em uma de nossas bilheterias e solicite a troca de data e horário em até 30 minutos antes sem cobrança de multa, com menos de 30 minutos antes e até o horário da viagem haverá a cobrança de 5% sobre o valor da tarifa.
    Até 01 hora após o horário da viagem haverá cobrança de 20% sobre o valor da tarifa.
    Depois dos prazos citados acima, a passagem NÃO poderá mais ser trocada, perdendo-se o direito a passagem.
  • Compras no site: Você poderá trocar sua passagem on-line, acessando seu histórico de compras, em até 30 minutos antes do horário marcado na sua passagem, caso exceda o horário, procure pessoalmente uma de nossas bilheterias em até 01 hora após o horário da viagem, mas com a cobrança de multa.

Importante
De acordo com Comunicado Externo DPL-8, de 24/11/20, que regula as passagens ARTESP durante o período da pandemia do Covid-19, a passagem poderá ser cancelada no período de 01 ano da data de sua emissão, com a cobrança de 5% do valor da tarifa.

EMTU

Créditos no cartão possuem validade até zerar os saldos.

  • Compras no Totens – Bilheterias e APP: Compareça pessoalmente em uma de nossas bilheterias e solicite a troca de data e horário, o bilhete possui validade de 01 ano da data de sua emissão, podendo ser trocado neste período sem cobrança de multa
  • Compras no Site: Você poderá trocar sua passagem on-line, acessando seu histórico de compras, em até 30 minutos antes da viagem. Caso ultrapasse esse horário, dirija-se a uma de nossas bilheterias e solicite a troca, o bilhete possui validade de 01 ano da data de sua emissão, podendo ser trocado neste período sem cobrança de multa

ANTT (Linhas Interestaduais)

  • Compras no Totens ou Bilheterias – Para cancelar passagens adquiridas nos totens ou bilheterias compareça pessoalmente a uma de nossas agências, o cancelamento poderá ser realizado até 03 horas antes do horário da viagem, com cobrança de 5% de multa sobre o valor da tarifa. Após este horário o bilhete não poderá mais ser cancelado, somente trocado com cobrança de 20% de multa sobre o valor da tarifa.
  • Compras no Site – Para cancelar passagens adquiridas no site, acessando o histórico de compras, em até 3 horas antes do horário da viagem, com a cobrança de 5% de multa sobre o valor da tarifa.
  • Compras no APP – Para cancelar passagens adquiridas no APP, acessando o menu Minhas viagens em até 3 horas antes do horário da viagem, com a cobrança de 5% de multa sobre o valor da tarifa.

ARTESP (Linhas Intermunicipais)

  • Compras no Totens ou Bilheterias – Para cancelar passagens adquiridas nos totens ou bilheterias compareça pessoalmente a uma de nossas agências, o cancelamento poderá ser realizado até 30 minutos antes do horário da viagem, com cobrança de multa de 5% sobre o valor da tarifa.
  • Compras no Site – Para cancelar passagens adquiridas no site, acessando o histórico de compras, em até 30 minutos antes do horário da viagem, com cobrança de multa de 5% sobre o valor da tarifa.
  • Compras no APP – Para cancelar passagens adquiridas no APP, acessando o menu Minhas viagens em até 30 minutos antes do horário da viagem, com a cobrança de multa de 5% sobre o valor da tarifa.

Importante
De acordo com Comunicado Externo DPL-8, de 24/11/20, que regula as passagens ARTESP durante o período da pandemia do Covid-19, a passagem poderá ser cancelada no período de 01 ano da data de sua emissão, com a cobrança de 5% do valor da tarifa.
Lembrando que, com menos de 30 minutos e após o horário da viagem, as passagens adquiridas no site ou app, só poderão ser canceladas diretamente em nossas bilheterias ou pelo CRC 0800 285 3047.

EMTU (Linhas Metropolitanas SP , Vale Paraíba e Litoral Norte)

Créditos no cartão possuem validade até zerar o saldo e não há devolução do valor creditado em seu cartão.

  • Compras no Totens – Para cancelar passagens adquiridas nos totens compareça pessoalmente a uma de nossas agências e solicite o cancelamento, o bilhete tem validade de 01 ano após a data de emissão.
  • Compras Site: Você poderá cancelar sua passagem on-line, acessando seu Histórico de compras, em até 30 minutos antes do horário da viagem.
  • Compras no APP – Para cancelar passagens adquiridas no APP, acessando o menu Minhas viagens em até 30 minutos antes do horário da viagem.

Após este horário deverá dirigir-se a uma de nossas agências e solicitar o cancelamento.



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