É difícil encontrar alguém que não goste de viajar. Afinal, essa é a oportunidade de conhecer outros lugares e culturas, e ter novas experiências. Porém, essa prática pode ser muito mais do que uma aventura e se tornar, também, um espaço de autoconhecimento, bem-estar e reflexão. Essa é a função do turismo terapêutico.
Com destinos diferenciados, a ideia é fugir das grandes cidades e aproveitar locais menores, como as cidades que permitem fazer turismo no Vale do Paraíba. Esses aspectos relacionados à qualidade de vida já foram confirmados em estudos.
Pesquisas mostraram que quem viaja tem sentimento de satisfação 15 dias antes de embarcar. Além disso, o turismo tem uma relação direta com a criatividade. Continue a leitura para entender melhor o assunto!
O que é turismo terapêutico?
O turismo terapêutico é uma modalidade que combina viagem e terapia. É criado por profissionais qualificados em qualidade de vida e psicologia. Seu objetivo é reordenar a parte neuropsicológica a partir de atividades de meditação, psicomotoras e outras mais simples.
Portanto, a ideia, nesse caso, não é conhecer um lugar, mas sim auxiliar no processo de autorreflexão e autoconhecimento para se entender melhor. Além disso, é uma forma de descansar e retornar para casa com as energias renovadas.
Quais são as modalidades de turismo terapêutico?
As modalidades de turismo terapêutico são divididas em duas classes. Uma delas é focada no desenvolvimento emocional. Nesse caso, o objetivo é que você seja capaz de superar problemas e medos.
A outra são as viagens temáticas, que costumam ter como propósito a parte energética e espiritual. Ainda podem ter outra finalidade, como:
Retiros espirituais
Os retiros espirituais são viagens que buscam conectar os participantes a uma religião ou a algo relacionado ao sagrado. Tendem a ser realizados em lugares reclusos ou distantes, permitindo o contato com a natureza.
O formato pode variar, sendo para grupos pequenos ou grandes. No primeiro caso, tendem a oferecer experiências de autoconhecimento. No segundo, oferecem várias atividades.
Uma vantagem é que você pode encontrar retiros para diferentes tipos de público, como:
- crianças;
- adolescentes;
- casais;
- só mulheres;
- professores.
De toda forma, é uma opção para viajar gastando pouco, já que há ampla diversidade.
Viagens de imersão cultural
Esse tipo de turismo terapêutico tem como foco o conhecimento de tradições e costumes diferentes daqueles com os quais você se acostumou. Por isso, você conhece festivais, festas e rituais de um povo, a fim de entender o que eles fazem e por qual motivo.
Os roteiros podem ser para destinos do Brasil ou do mundo. No primeiro caso, a imersão cultural depende do quanto você tem disposição para vivenciar as tradições do local que vai visitar.
Além disso, não existe uma duração predeterminada. O importante é visitar os pontos turísticos e outros alternativos. Assim, você terá uma experiência como se vivesse na região.
Ecotherapy
O turismo terapêutico voltado para a ecoterapia foca a conexão com a natureza para recarregar as energias e melhorar a saúde física e mental. Por isso, várias atividades são realizadas para garantir esse objetivo, como:
- exercícios ao ar livre, como yoga e surf;
- horta e jardinagem;
- contemplação;
- trilha;
- permacultura;
- cuidado de animais;
- preservação de rios e lagos.
A proposta é potencializar os sentimentos positivos e melhorar as sensações. Isso impacta até a atividade cerebral. Portanto, vale a pena conhecer alguns destinos de ecoturismo em São Paulo, uma vez que auxiliam nesse propósito.
Um bom destino é o turismo em São Bento do Sapucaí, já que a cidade tem muitas trilhas, cachoeiras e o Complexo Pedra do Baú para um amplo contato com a natureza.
Turismo de bem-estar
Essa modalidade é voltada para a saúde física e mental. Por isso, é realizado em estabelecimentos específicos, como:
- termas;
- spa;
- talassoterapia.
Assim, são usados recursos naturais e/ou artificiais para a prevenção ou cura de doenças. Isso significa que você pode aproveitar o uso de:
- mar;
- areia;
- conchas;
- água;
- flores;
- pedras;
- outros itens para fortalecer o bem-estar.
Pensando nisso, você pode aproveitar as praias do Litoral Norte de São Paulo, por exemplo.
Quais são os benefícios mentais e emocionais do turismo terapêutico?
Os benefícios mentais e emocionais do turismo terapêutico são:
- aumento da autoestima;
- resiliência emocional;
- redução da ansiedade e do estresse;
- desenvolvimento de habilidades de enfrentamento.
Tudo isso traz melhorias para o seu dia a dia e evita o surgimento de doenças ou contribui com o tratamento de alguma enfermidade, se for o caso. Confira os detalhes:
Aumento da autoestima
No turismo terapêutico, você aumenta sua autoconfiança e autocontrole. Isso gera a elevação da autoestima, sendo que seus benefícios são voltados para os âmbitos intra e interpessoal.
Dessa forma, há melhoria do psicológico e capacidade de fazer escolhas mais conscientes. Assim, consegue-se:
- expressar os sentimentos;
- valorizar o “eu”;
- aceitar novos desafios;
- assumir riscos;
- reconhecer conflitos.
Resiliência emocional
A resiliência emocional precisa ser construída para aprender a lidar melhor com os desafios. Nessa modalidade turística, você tem a chance de vivenciar outras culturas, ter novos pontos de vista e rever seus comportamentos.
A ideia é desenvolver estratégias saudáveis para se recuperar com rapidez em situações de estresse. Assim, é possível manter o equilíbrio emocional diante das adversidades.
Redução da ansiedade e do estresse
A ansiedade e o estresse causam muitos problemas emocionais e, quando em excesso, geram dificuldades físicas. Ter excesso do hormônio cortisol faz o organismo ficar em estado geral de alerta o tempo todo. Isso pode gerar alguns sintomas, como:
- dor de cabeça;
- dificuldades de sono ou insônia;
- dificuldade de concentração;
- temperamento explosivo e irritação;
- dores estomacais;
- moral baixo;
- depressão.
Ao ter contato com a natureza, o seu organismo se reequilibra. Assim, você começa a diminuir o estresse e volta a ter uma boa condição mental e física.
Desenvolvimento de habilidades de enfrentamento
O turismo terapêutico também permite melhorar suas habilidades de enfrentamento. Ou seja, o reequilíbrio físico e mental, e a imersão em outras culturas permitem criar técnicas saudáveis para lidar com situações estressantes e difíceis.
Algumas boas práticas que contribuem para esse objetivo são:
- relaxamento;
- técnicas de respiração;
- exercícios práticos para reduzir o estresse e a ansiedade.
Tudo isso faz com que a viagem do turismo terapêutico vá muito além da escolha do destino certo. Vários benefícios estão atrelados, como você pôde perceber, sendo que tudo pode ser resumido ao reequilíbrio do organismo.
Nesse sentido, é fundamental ter conforto e segurança para se deslocar até o seu destino. Com a Pássaro Marron, você percebe que viajar de ônibus tem muitos benefícios. Afinal, pode deixar de se preocupar com manutenção do carro, combustível e direção.
Tudo fica nas mãos de especialistas e você apenas curte o trajeto e descansa. Esse é o objetivo do turismo terapêutico. Então, vale a pena tomar a decisão de começar a sua viagem já do jeito certo.
Você pensa em fazer uma viagem terapêutica ou quer considerar outros destinos? Siga as redes sociais da Pássaro Marron e veja várias dicas úteis! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram, Spotify e YouTube.