Itajubá

Itajubá é um município do Estado de Minas Gerais. O nome inicialmente era Itagybá, que na língua indígena significa “rio das pedras que do alto cai”, em alusão à cachoeira junto às minas de Miguel Garcia Velho, bandeirante fundador do município.

Carregando suas origens, uma das principais vertentes do turismo itajubense é o ecoturismo. O município integra o circuito turístico dos Caminhos do Sul de Minas. Além disso, o turista pode desfrutar de passeios religiosos, da beleza do centro histórico e da deliciosa culinária típica mineira.

Entre as principais atrações turísticas naturais de Itajubá, podemos destacar a Reserva Biológica da Serra dos Toledos, o Horto Florestal Anhumas e a Fazenda Figueira. Para os amantes de trilhas e montanhismos, as terras itajubenses abrigam a Pedra Aguda, a Pedra de Santa Rita, a Pedra da Piedade, a Pedra Preta, a Pedra Vermelha, a Pedra do Frade, a Pedra da Estância e a Pedra do Gavião.

Opções de quedas d´água e cachoeiras é o que não faltam em Itajubá. A Cachoeira da Estância, Cachoeira da Pedra Vermelha, Cachoeira Grande do bairro Lourenço Velho, Cachoeira da Peroba ou da Peralva ou de São Sebastião, Cachoeira do Ano Bom, Cachoeira do Corredor, Cachoeira do Dique, Corredeira dos Pilões e Polo da Serra dos Toledos transbordam águas cristalinas e quedas para todos os gostos. A 15 km do centro encontra-se também a Cachoeira Ninho da Águia, na divisa com a cidade de Delfim Moreira.

Já entre as opções de turismo religioso, o visitante ficará encantado com a Comunidade Sol de Deus, localizada no bairro Santa Rosa, onde existe uma capela dedicada à São Miguel Arcanjo, construída com toques arquitetônicos de estilo romano e clássico.

O centro histórico traz em seus patrimônios memórias e construções que fazem parte da identidade de Itajubá, como a Casa Rosada, antiga residência do presidente da República, Wenceslau Brás, o quartel-sede do Quarto Batalhão de Engenharia e Combate, o edifício da Fundação Teodomiro Santiago, o prédio da antiga Estação Ferroviária, o prédio da Escola Estadual Coronel Carneiro Junior, o prédio da Agência Companhia Energética de Minas Gerais, o prédio da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá, o prédio do Club Itajubense, o prédio da Câmara Municipal, o prédio do Grande Hotel de Itajubá, o Palacete Isaltino Faria (ao lado do Banco do Brasil), parte da construção da antiga Companhia Industrial Sul Mineira (Fábrica Codorna), o prédio do atual Banco Santander (antigo Banco de Itajubá, no calçadão da cidade), a casa de máquinas da Pequena Central Hidrelétrica Luiz Dias, dentre outros.

Ao desbravar a cidade, o visitante conhece as belezas naturais, históricas e religiosas que Minas Gerais têm de sobra em seus municípios e que os filhos de suas terras fazem questão de compartilhar com muita hospitalidade.

Fontes: Wikipédia e itajuba.mg.gov.br

Horários: Para visualizar nossos horários, faça uma busca em uma das opções de compra abaixo.

 desktop mobile

  • Onde comprar: Em uma de nossas 40 bilheterias localizadas em: São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral Norte ou via website