Dormir em um acampamento é prioridade na lista de muitas pessoas. Seja para relaxar, seja para curtir a natureza, esse é um passeio que permite realizar atividades ao ar livre e ter uma experiência inesquecível.
Além disso, engana-se quem pensa que acampar é estar sem acesso a nenhuma infraestrutura. Muitos campings já disponibilizam diferentes facilidades, que permitem ter mais conforto enquanto você vivencia essa aventura.
Dessa forma, é possível viajar gastando pouco, conhecer novos lugares e aproveitar tudo o que a natureza tem a oferecer. Então, que tal saber mais sobre as possibilidades de acampamento em São Paulo?
Neste conteúdo, vamos mostrar como planejar essa experiência e trazer dicas de lugares em que vale a pena ficar. Continue a leitura!
Por que planejar seu acampamento?
Planejar seu acampamento é uma boa ideia para que você tenha uma experiência segura, organizada e memorável. Afinal, você precisa saber o que o camping oferece, o que precisa levar e quais são as necessidades das pessoas que vão passar esses dias no local.
Nesse sentido, é essencial programar todas as atividades que serão realizadas e organizar a divisão de tarefas entre os participantes. Por exemplo, quem fará a preparação das refeições e quem cuidará da limpeza.
Quando esses tópicos são previamente definidos, é mais fácil ter uma boa estada, sem imprevistos. Por sua vez, ignorar esse planejamento pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça.
A vantagem é que o número de acampamentos turísticos aumentou no Brasil. O total de lugares registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, chegou a 632 em junho de 2022. Esse número foi 36% mais alto do que o verificado em dezembro de 2021.
No Brasil, ainda há 30 rotas turísticas estratégicas, que movimentam 128 municípios de todas as unidades da federação. Portanto, há muito lugar para visitar.
O interior de São Paulo, especialmente, para fazer turismo no Vale do Paraíba e nas praias do Litoral Norte, é propício para acampar. Nessas regiões, há espaços para curtir a natureza com a família e os amigos, além de aproveitar as férias ou um feriado.
Por isso, vale a pena começar a programar sua viagem. A seguir, abordaremos várias dicas para tomar as decisões certas e fazer um bom planejamento.
Como escolher local e data para seu acampamento em SP?
Para escolher local e data para seu acampamento em SP, você deve primeiro considerar as suas necessidades e preferências, e verificar o que o destino tem a oferecer. Então, avalie as questões climáticas da região no período do ano desejado para ter certeza de que está fazendo a escolha certa.
Confira dicas para evitar erros na hora de decidir o que fazer e aonde ir:
Verifique os interesses e as necessidades do grupo
Comece conversando com seus parceiros de camping para saber o que eles priorizam na viagem. Essa conversa deve abranger desde a infraestrutura do local até os tipos de passeios que se deseja fazer.
Por exemplo, a preferência é por um destino praiano ou histórico? Em qual região deve estar localizado? É melhor um lugar quente ou frio? Essas são algumas perguntas úteis na hora de definir o local e a data.
Assim, se todos querem vivenciar uma experiência de inverno, vale a pena saber o que fazer em Campos do Jordão. Por outro lado, Arapeí conta com trilhas, cachoeiras e fazendas históricas, garantindo outro tipo de passeio.
Pesquise campings ou locais adequados
Assim que definir a cidade do seu roteiro de viagens ou a região, pesquise campings especializados ou outros lugares que permitam acampar. Aqui, vale a pena verificar a infraestrutura oferecida, especialmente, se tem banheiro e chuveiros com água quente.
Caso não encontre um camping específico, busque áreas que costumam concentrar pessoas que acampam. Com essa informação, verifique o que os locais próximos oferecem para se preparar e decidir se realmente ficará neste local.
Analise a disponibilidade, a infraestrutura e os regulamentos do local
A próxima etapa é entrar em contato com o camping para saber se está disponível, confirmar a infraestrutura e verificar os regulamentos.
Por exemplo, alguns lugares proíbem levar pets ou crianças, outros exigem que você tenha uma barraca de determinado tipo, entre outros detalhes.
Tudo isso ajudará a definir o melhor custo-benefício, escolhendo o local com mais opções para ter o máximo conforto.
Defina a data
Por último, defina a data. Nesse critério, três fatores devem ser considerados:
- temporada;
- clima;
- disponibilidade do grupo.
Analisar esses aspectos é essencial para viajar com segurança e aproveitar o passeio. Em um período muito chuvoso, por exemplo, pode ser um mau negócio se deslocar. Então, verifique os melhores períodos do ano para ir ao local.
Quais equipamentos e itens são necessários no acampamento?
Barracas
Um item fundamental nos acampamentos é a barraca. Você deve considerar o tipo de viagem que fará para escolher o modelo mais adequado.
Para quem se deslocará a pé e de ônibus, as barracas mais leves são as melhores, principalmente as do tipo iglu, geralmente fabricadas em nylon ou variações desse material.
De toda forma, certifique-se que a barraca seja montada em um local plano, seco e longe de encostas, áreas com muitas árvores e beira de rios e lagos. Assim, você protege o material e tem mais segurança à noite.
Além disso, uma dica é testar a barraca antes de usá-la. Caso seja nova, monte-a em casa e se familiarize com ela para evitar problemas.
Sacos de dormir
Para ter conforto, tenha um bom equipamento para dormir. Um saco adequado é essencial para aproveitar bem a viagem e descansar. Por isso, se for para um lugar frio, opte por um modelo com isolamento térmico.
Algumas pessoas preferem o colchão inflável. Ele é confortável, mas ocupa mais espaço e nem sempre cabe na barraca. Verifique, portanto, qual a melhor opção para você.
Colchonetes
O colchonete aumenta o conforto do saco de dormir. Como o colchão inflável tende a ser muito grande e espaçoso, essa é uma alternativa viável. Você pode até escolher um modelo mais grosso se prezar pelo conforto.
Lanternas
Quem tem mais experiência com acampamento sempre leva lanternas, pois sabe que pode precisar delas em algum momento. Afinal, a barraca não tem iluminação própria e o camping pode deixar a desejar nesse aspecto. Então, ter esse suporte é uma forma de evitar imprevistos.
Além disso, a lanterna permite que você ande pelo local e busque suas coisas sem ter problemas. Portanto, sempre lembre de levar esse acessório e ter pilhas e baterias recarregadas.
Utensílios de cozinha
Nem todo camping disponibiliza garfos, facas, colheres e outros utensílios de cozinha. Então, pesquise se existe essa disponibilidade e considere levar os acessórios.
O ideal é usar a estrutura oferecida pelo próprio local, evitando que a bagagem fique maior e pesada com os itens necessários, como panelas, pratos e copos. Nesse caso, vale a pena considerar os itens de plástico ecológicos ou outro material mais leve e compacto para reutilizar.
Necessidades específicas do acampamento
Também existem elementos que podem ser necessidades específicas do acampamento. Por exemplo:
- fogueiras;
- redes de descanso;
- equipamentos de lazer.
Para descobrir o que você terá que levar, pesquise o máximo possível sobre o que o camping oferece.
Ainda existem demandas próprias que precisam ser consideradas. Por exemplo, se tiver crianças no grupo, leve bolas e outros brinquedos para se divertir com elas. Se tiver pets, lembre-se da ração e dos utensílios para água e comida.
Itens para as refeições
Planeje todas as refeições de forma antecipada para facilitar. Além de trazer praticidade, essa é uma forma de evitar levar um grande volume de utensílios de cozinha, que pesam na bagagem.
Algumas dicas são ter alguns alimentos prontos, como:
- cereais;
- bolachas recheadas;
- biscoitos salgados;
- barras de cereal;
- bolos.
Outra possibilidade, se não quiser ter muito trabalho, é fazer uma ou duas refeições por dia em restaurantes. Caso prefira fazer suas refeições e queira uma fogueira ou fogareiro, utilize locais adequados para essa finalidade, visando evitar acidentes e incêndios.
Além disso, considere a conservação dos alimentos e o descarte adequado de resíduos. Evite levar perecíveis e jogue embalagens e sobras nos lugares certos.
Quais são os campings ideais para acampar em SP?
1. Ypê Camping, em Ubatuba
Uma forma de ver as praias de Ubatuba que você precisa conhecer é acampando no Ypê Camping. Ele é simples, mas tem amplo contato com a natureza, tanto que o local tem somente uma vila de pescadores.
Localizado na Praia de Camburi das Pedras, esse é um dos campings mais famosos da cidade. O espaço tem várias áreas com sombra para as barracas. Porém, não existe cozinha comunitária ou chuveiro com água quente.
Apesar disso, a praia é linda, com águas tranquilas e claras, além de ficar no Parque Estadual da Serra do Mar. Por isso, é fácil ter acesso às trilhas.
Uma dica para quem gosta de aventura é fazer o trajeto de 5 horas que leva até a Vila de Trindade, em Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Para quem quer descansar, há outras trilhas mais curtas.
Você também pode praticar mergulho e nadar. Aproveite, porque na Praia de Camburi das Pedras tem várias espécies de peixes e outros animais marinhos.
2. Camping do Eugênio, em Ilhabela
Em Ilhabela, você pode fazer um acampamento inesquecível no Camping do Eugênio. Esse é um dos mais tradicionais de todo o Litoral Norte e está situado na Praia do Bonete.
Uma das principais vantagens desse local é a facilidade oferecida. A infraestrutura conta, por exemplo, com:
- banheiros;
- pontos de tomada;
- chuveiro com água quente.
Já a praia tem areia clara e mar agitado. Costuma ser bastante frequentada por surfistas e tem somente a comunidade caiçara.
Em relação ao acesso, é preciso fazer uma trilha de 12 km pelo Parque Estadual de Ilhabela, começando pela Ponta de Sepituba. No caminho, há mata preservada e cachoeiras. Se preferir, também é possível chegar pelo mar, usando canoas ou lanchas.
3. Voador, em Atibaia
Localizado no Monumento Natural Estadual da Pedra Grande, o Voador tem como característica o Campotel, que combina camping e serviço de hotel de barracas. Assim, você tem toda a infraestrutura para descansar, somente.
No total, são 20 acomodações com hospedagem lúdica. Além disso, você pode visitar a própria unidade de conservação e projeto agroflorestal, além de contar com energia solar e gestão de resíduos.
4. Camping Paraíso na Serra, em Campos do Jordão
Já em Campos do Jordão, o Camping Paraíso na Serra é um destaque. Situado em uma das fazendas antigas da região, está rodeado de mata nativa e um bosque de eucalipto. Também tem algumas comodidades, como:
- cozinha coletiva;
- tomadas;
- banheiros;
- chuveiros quentes.
É de fácil acesso e permite aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer. Por isso, é uma boa alternativa para quem busca aproveitar as belezas da região.
Como chegar até os campings no estado de São Paulo?
Para chegar até os campings no estado de São Paulo, você pode viajar de ônibus com a Pássaro Marron. Com linhas que atendem a todos os municípios citados do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, a empresa permite que você conheça esses locais e faça seu acampamento com uma frota segura e preços acessíveis.
Dispomos de toda a tecnologia necessária para a proteção dos passageiros, como câmera de ré e de salão para os motoristas. Na parte interna do ônibus, os turistas aproveitam USB individual em todas as poltronas, wi-fi 4G e cinto de 3 pontos.
Dessa forma, você consegue se deslocar para todas as cidades que quiser e aproveitar seu acampamento sem se preocupar com combustível ou manutenção de veículo.
Gostou do conteúdo? Então, acesse o site da Pássaro Marron e conheça todos os destinos e facilidades!