Como estão as suas atitudes de autocuidado? Esse é o conjunto de práticas voltadas para a melhoria da sua qualidade de vida. A ideia é garantir que seus desejos, interesses e prazeres estejam alinhados para que haja mais equilíbrio na rotina. Assim, é possível reduzir o estresse e a ansiedade.
Nesse sentido, o turismo no Vale do Paraíba tem muito a oferecer. Com lugares lindos, que oferecem contato com a natureza e são recheados de cultura e história, essa região é a ideal para quem deseja ter um refúgio.
Dessa forma, você consegue renovar suas energias e encontrar o equilíbrio emocional. O resultado é o aumento do autocuidado. Então, que tal ver alguns destinos para atingir esse objetivo?
Quais lugares no Vale do Paraíba podem ajudar na prática de autocuidado?
Horto Florestal de Campos do Jordão: ideal para toda a família
Existe muito o que fazer em Campos do Jordão. A cidade é conhecida pela gastronomia, estilo europeu e beleza. Mas um dos principais destinos é o Horto Florestal, ideal para toda a família.
O parque permite se conectar com a natureza e tem espaços voltados à valorização da história e da cultura. Por isso, você pode fazer trilhas e até almoçar no local, já que lá tem um restaurante.
O Horto é um parque estadual com mais de 8 mil hectares e área remanescente da Mata Atlântica. No lugar, é possível encontrar mais de 186 espécies de aves e até animais ameaçados de extinção.
Além disso, tem várias outras atrações. Por exemplo:
- 4 trilhas com dificuldades diferentes — uma delas é indicada até para crianças;
- 2 tirolesas, uma com 450 m de extensão e que passa pelas araucárias e outra com 150 m e uma vista exuberante;
- 14 travessias de arborismo.
Os passeios de ecoturismo são realizados por uma empresa particular. Por isso, é preciso pagar pelo ingresso. De toda forma, é uma maneira de você curtir a aventura em Campos do Jordão.
Além disso, há a entrada do parque, que custa R$ 19. Ainda assim, é uma boa medida de autocuidado por todos os benefícios que esse passeio traz.
Cidade Roberto Burle Marx: a maior área verde em São José dos Campos
O também chamado Parque da Cidade é um passeio obrigatório em São José dos Campos. Essa é a maior área verde da cidade, com aproximadamente 1 milhão de m². Inclusive, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac).
Por lá, você verá lagos, bosques, ilhas artificiais, jardins e palmeiras imperiais. Isso ajuda a estabelecer uma boa conexão com a natureza, o que contribui para o autocuidado. Além disso, você poderá ver as belezas dos jardins de Burle Marx ao passar pelos caminhos com densa vegetação.
Ainda é possível praticar exercícios físicos e participar de atividades culturais e de educação ambiental. O parque fica aberto todos os dias e não tem cobrança de entrada.
Parque Estadual da Serra do Mar: contato íntimo com a natureza
Localizado entre São Paulo e Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Serra do Mar tem mais de 330 mil hectares com muita natureza e vegetação. Essa é a dica de autocuidado para quem gosta de fazer atividades ao ar livre.
Isso porque há várias trilhas e cachoeiras para explorar. Também tem mais de 1.300 espécies de animais e outras tantas de plantas. Portanto, é o lugar ideal para você aproveitar a natureza.
Para chegar ao parque, você precisa usar a entrada de São Luiz do Paraitinga. A partir de lá, pode fazer a trilha da Pirapitinga, com cerca de 5 km, ou a do Ipiranga, com 14 km. Assim, você também aproveita o ecoturismo em São Paulo, já que esse é um destino obrigatório para quem tem esse desejo.
Pico do Itapeva: um pôr do sol espetacular em Pindamonhangaba
A cidade de Pindamonhangaba é ideal para quem deseja investir no autocuidado. Afinal, tem monumentos históricos, áreas verdes e cachoeiras. Mas o que mais chama a atenção é o Pico do Itapeva.
Situado a apenas 35 metros da divisa com Campos do Jordão, esse é um dos picos mais altos do Brasil, com 2030 metros de altitude. Você pode fazer uma trilha ou apenas subir até o topo para aproveitar o visual incrível e o belo pôr do sol.
Aliás, uma maneira de se conectar com a parte espiritual é justamente observar a paisagem. Isso porque, do pico, é possível ver as 15 cidades que compõem o Vale do Paraíba. Ou seja, você consegue perceber a grandiosidade da vida.
Parque Ecológico do Banhado: cartão postal de São José dos Campos
Criado em 2012, o grande atrativo do Parque Ecológico do Banhado é o mirante que leva o mesmo nome. Esse é o melhor local para qualquer pessoa reequilibrar a mente e ter atenção ao autocuidado.
Mais do que isso, a área de 5 milhões de m² foi criada há milhares de anos pelo Rio Paraíba do Sul. Ainda que tenha perdido a característica de banhado nos anos 1970 por conta da construção das barragens de Paraibuna e Santa Mônica, ainda é um lugar espetacular.
O local consegue reduzir a temperatura da cidade, diminuir o nível de ruídos e filtrar o ar. Além disso, traz várias espécies de animais e plantas, o que contribui para que qualquer pessoa passe alguns momentos de tranquilidade observando a natureza.
Parque Vale do Itaim: infância e natureza em harmonia em Taubaté
Outro lugar incrível para visitar no Vale do Paraíba é o Parque Vale do Itaim, em Taubaté. Além de permitir contato com a natureza, aqui, o autocuidado pode ser mais amplo. Isso porque você consegue fazer atividades e até se conectar com a sua infância.
A área tem uma brinquedoteca, uma réplica da casa de Monteiro Lobato e os personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Ou seja, essa é a oportunidade para você reviver bons momentos.
Também vale a pena visitar, porque esse é o maior parque da cidade e aquele com a mais ampla variedade cultural. Em seus 1,7 milhão de m², tem um mirante que permite observar a natureza e passar por períodos de contemplação.
Ainda é possível fazer equoterapia no Rancho do Tropeiro e participar de várias outras atividades. Por exemplo, plantio de mudas, prática de esportes radicais em um ginásio específico e mais ações ecológicas.
Por fim, é possível se integrar ao meio ambiente ao ingressar na área de mata nativa. Há vários animais e plantas diferentes que podem ser observados nas pistas e trilhas, e você pode até fazer um piquenique com os amigos e a família nos quiosques disponíveis.
Assim, fica claro que o Vale do Paraíba tem muito a oferecer. Mas talvez você esteja pensando: como chegar a todos esses destinos?
A Pássaro Marron tem várias linhas para as cidades do Vale do Paraíba, com o máximo de conforto e segurança. Ao viajar de ônibus com a nossa frota, você tem a oportunidade de aproveitar o padrão de qualidade máximo, com wi-fi 4G disponível, USB individual em todas as poltronas e cinto de 3 pontos.
Os veículos ainda contam com câmeras de ré e de salão, e motoristas especializados para que você possa curtir com a família. Dessa forma, você mantém a tranquilidade e foca só no seu autocuidado.
Então, que tal comprar sua passagem agora? Acesse o site da Pássaro Marron, confira todos os destinos e facilidades, e viaje!