Tirar dias de descanso em um lugar paradisíaco e tranquilo é uma ótima forma para recarregar as energias. Para isso, você não precisa ir longe, pois as praias desertas em SP são destinos incríveis para relaxar e conhecer paisagens exuberantes na sua viagem.
Embora seja um dos litorais mais badalados do país, as praias de São Paulo são diversificadas e existem muitas opções para quem quer tranquilidade. Tudo em cenários de tirar o fôlego, em meio a natureza preservada e águas cristalinas.
Se você está planejando reservar uns dias para fugir da agitação de grandes cidades, trouxemos sugestões incríveis! Continue a leitura deste conteúdo e confira seis praias desertas em SP para curtir dias de descanso em meio a natureza preservada!
6 praias desertas em SP para uma viagem tranquila
Apesar de muitas pessoas curtirem a badalação, visitar praias desertas em SP é sempre uma alternativa procurada pelos turistas. Elas oferecem a oportunidade de apreciar a natureza das praias sem muitas pessoas por perto.
Por essa razão, saber quais são os destinos ideais é indispensável para organizar um bom roteiro. A boa notícia é que o litoral paulista oferece inúmeras possibilidades para conhecer e aproveitar dias de descanso e descontração.
Separamos as melhores praias desertas em SP. Confira!
1. Praia do Cedro (Ubatuba/SP)
A primeira alternativa é a Praia do Cedro, em Ubatuba, que está a aproximadamente 230 km da capital. Muito preservada, é comum notar a rica vida marinha no local, com aparição de tartarugas em determinadas épocas do ano.
A praia é cercada por uma natureza exuberante, areia clara e muitas pedras que tornam tudo ainda mais bonito. No entanto, é preciso organizar tudo o que precisar para passar o dia, pois não há nenhuma estrutura para turistas no local.
2. Praia de Itaguaré (Bertioga/SP)
Com suas águas cristalinas e calmas, a Praia de Itaguaré também é muito tranquila e pouco movimentada, uma excelente alternativa para praias desertas em SP. A extensão da praia é de 3 km divididos por uma grande falésia, que contribui com o clima deserto.
O destino está localizado a 20 km do centro de Bertioga, que fica a aproximadamente 120 km da capital de São Paulo. Nesse caso, a estrutura ao turista é completa. Em uma pequena trilha próximo à falésia, é possível encontrar bons restaurantes.
3. Praia Brava (São Sebastião)
Localizada a 29 km de São Sebastião, em uma área preservada da Serra do Mar, está a belíssima Praia Brava. Como o próprio nome sugere, o mar é movimentado e com ondas fortes, cercado por riachos e uma natureza incrível. Você pode levar alguns alimentos e bebidas para passar o dia.
A partir da capital, a Praia Brava fica aproximadamente 170 km, e ainda conta com uma cachoeira e trilhas. Um lugar longe da movimentação, ideal para relaxar, tomar um banho de mar refrescante (com cuidado) e contemplar a beleza da natureza.
4. Praia do Bonete (Ilhabela/SP)
Apesar de ser um dos destinos mais conhecidos, a Praia do Bonete, em Ilhabela, é um local pouco movimentado, em comparação às praias vizinhas. Um dos motivos é a dificuldade do percurso para chegar, uma vez que é preciso seguir uma trilha de 12 km.
Ilhabela é um lugar encantador, que oferece estrutura ao turista. No entanto, o preparo prévio é indispensável. Afinal, são 12 km de trilha, o que exige um bom condicionamento físico para evitar desgastes e transtornos. Além disso, evite o percurso desacompanhado e utilize sapatos apropriados.
5. Ilha Anchieta (Ubatuba/SP)
Ainda pouco conhecida, a Ilha Anchieta é um dos melhores lugares de Ubatuba. Em meio à natureza preservada e rica, é uma praia linda e tranquila, oferecendo atrações como o antigo presídio, ideal para quem curte história.
A distância da capital é de aproximadamente 160 km e a única forma de chegar é por barco, partindo de diferentes praias na região. Portanto, para visitar o local, é necessário verificar os pontos de saída e contratar uma embarcação.
6. Praia do Sangava (Guarujá/SP)
Escondida entre as pedras, nossa última opção de praias desertas em SP é a Praia do Sangava, no Guarujá. Esse é mais um dos principais destinos para quem deseja visitar um lugar tranquilo. A praia conta com 90 metros de areia, águas mansas, claras e cercadas por uma mata atlântica preservada.
Mais próxima da capital, aproximadamente 90 km, a Praia do Sangava é uma excelente oportunidade para conhecer um destino sem agitação. Para acessar o local, é preciso passar por uma trilha moderada e o local costuma ter poucas pessoas nos finais de semana.
A importância do planejamento para sua viagem
Os lugares pouco explorados nem sempre oferecem uma estrutura completa para o turista, como restaurantes e hospedagem. Por essa razão, o planejamento de viagem é indispensável para evitar riscos e garantir uma experiência segura e agradável.
Antes de tudo, reserve um tempo para organizar todo o percurso, criando um roteiro de viagem conforme o perfil dos turistas. Muitas praias desertas são acessíveis apenas por trilhas, fator que exige um preparo físico e uma atenção maior à segurança.
Algumas dicas relevantes para garantir que tudo seja perfeito são:
- estude sobre o local;
- pense no transporte até a cidade e o translado/caminhada até a praia;
- verifique a infraestrutura do local;
- certifique-se dos horários para chegar e sair;
- pense na alimentação e na hidratação;
- evite estar desacompanhado, especialmente ao fazer as trilhas;
- descubra se existe sinal de internet;
- saiba a previsão do tempo.
Quando a praia não oferece restaurantes, você precisa organizar como será a alimentação e tudo que precisa ser levado. Não esqueça da água e dimensione o tempo para garantir que não haverá problemas e todos permanecerão seguros.
Lembre-se que as praias são locais preservados e todo resíduo gerado deve retornar para um destino correto, principalmente quando não houver lixeiras adequadas. Esse cuidado é primordial para garantir que o passeio seja responsável e não cause danos à natureza.
Conheça o programa Pé na Areia da Pássaro Marron
Um dos principais desafios para conhecer mais de uma praia é o deslocamento, especialmente em uma viagem de ônibus. Muitas vezes, o embarque e desembarque acontece apenas nas rodoviárias, exigindo um transporte a mais para chegar ao destino.
Para simplificar essa situação, a Pássaro Marron criou o Programa Pé na Areia. Trata-se de um serviço exclusivo, pensado para facilitar o translado até as praias do litoral norte de São Paulo.
O programa permite que você tenha maior liberdade e flexibilidade para conhecer os melhores locais. Com ele, é possível embarcar e desembarcar fora da rodoviária, em um dos diversos pontos extras da rota criada pela Pássaro Marron.
Basta adquirir a passagem até 1 hora antes do embarque pelo aplicativo ou site, além de definir o local de embarque. Um serviço prático e seguro que será um diferencial para facilitar a sua viagem pelas praias desertas em SP.
Os principais destinos contemplados pelo programa são:
- Balsa Ilhabela;
- Barequeçaba;
- Padaria Elite, em Maresias;
- Ponto Cemitério, em Maresias;
- Trevo do Cambury, em Boiçucanga;
- Barra do Say, em Boiçucanga;
- Praia do Juquehy, em Boiçucanga;
- Posto Boracéia, em Barra do Una;
- Morada da Praia, em Barra do Una;
- Riviera de São Lourenço;
- Padaria do Manolo, em Bertioga.
Na Pássaro Marron, você viaja com segurança e conforto, em uma frota moderna e diferenciais exclusivos. Tudo isso sem abrir mão da economia e comodidade para conhecer lugares belíssimos sem se preocupar com o transporte.
Portanto, as praias desertas em SP proporcionam vivências memoráveis para relaxar e recarregar as energias. Então, não espere para organizar seu roteiro e garantir um passeio incrível e paradisíaco.
Curtiu saber quais as melhores praias desertas em SP? Agora que já sabe aonde ir, acesse a página do programa Pé na Areia e tenha facilidade na sua viagem! Veja como podemos ajudar a ir e vir com conforto, segurança e comodidade.